quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Como fazer o primeiro cupcake


Como começar?

  Assar e saborear cupcakes é algo muito especial, mas exige atenção, pois lidamos com medidas exatas, regras com relação a regulagem do forno e o resfriamento após assados. Outro ponto importante são os produtos a serem utilizados: quanto melhor, com mais qualidade o ingrediente for, melhor será o resultado.
            Vamos então ao ABC para iniciantes:

Formas para assar cupcakes

            Existem algumas opções para utilizar, veja qual você se adapta melhor. Todas cumprem a mesma função que é deixar as forminhas de papel uniformes para receber a massa e assá-la por igual. No caso de escolher as forminhas para empadinha, você deverá colocá-las em cima de uma forma lisa para dar suporte.


Forma de alumínio com 12 cavidades
Forminhas de alumínio individuais


Forminhas de silicone


Forminhas de papel

            São forminhas especiais que podem ir ao forno. Elas dão um charme todo especial ao cupcake. Temos uma infinidade de opções para escolher: cores lisas, temáticas, com cores brilhantes. Essas forminhas são encontradas facilmente em mercados, mas em loja de produtos para confeitaria existem muito mais variedades.
            Importante: NUNCA asse os cupcakes somente na forminha de papel comum (sem estarem dentro da forma de alumínio ou silicone) pois eles irão se espalhar, vazar e parecerão qualquer coisa, menos um cupcake...rsrs
          
Forminhas lindas

Forminhas fofas


  Existem forminhas de papel que são mais rígidas e aí sim podem ser usadas para assar somente nelas:


Forminhas especiais para assar diretamente nelas

Como colocar a massa nas forminhas

            No início usamos o que temos...
           Com a massa do cupcake já pronta eu a colocava em uma jarrinha de vidro e ia despejando nas forminhas, outras vezes eu usava uma colher maior, enfim, usava o que tinha por perto. Dá certo, mas acabamos colocando quantidades diferentes em cada cupcake e se queremos um padrão, acaba sendo difícil.
         O ideal é usar um pegador de sorvete, como este da foto. É um investimento que vale muito, pois ele dará mais agilidade no processo, trará exatidão na quantidade a ser colocada. E nas horas vagas ele poderá ser usado como pegador de um delicioso sorvete!! hahaha


Pegador de sorvete

O momento de assar

            Antes de começar a fazer a sua massa, ligue seu forno em temperatura média alta (200 a 220 graus) e deixe aquecendo por 10 minutos, que é o tempo médio que levará para fazer a massa e colocá-la nas forminhas.
            Ao colocar a forma dentro do forno, um ar frio entrará fazendo com que a temperatura diminua, por isso deixe 5 minutos nesta temperatura e só depois diminua para 180 graus. O ideal é colocar na grade do meio para que eles assem por igual.
            O cupcake assa mais rápido que um bolo, por estar dividido em porções menores, por isso fique atenta, a média é de 20 minutos para estar completamente assado.
Então é jogo rápido: colocou a forma com os cupcakes no forno (marca o horário), deixa 5 minutos na temperatura 200/220 graus, passado este tempo diminui para 180 graus e fica por perto...quando perceber que ele está crescendo, com uma carinha de assado já abre e coloca um palito para ver se está pronto. Cuidado para não deixar tempo demais, pois aí ele resseca e fica mais pesado.
Está assado? Antes de retirá-los da forma, deixe-os ali descansando por 5 minutos (para que os cupcakes fique bem grudadinhos na forma de papel), depois deste tempo poderá retirá-los.

Grade de resfriamento

            Usar uma grade é fundamental, pois irá fazer com que os cupcakes esfriem por completo e também não retenham umidade, comprometendo a qualidade e validade.
            Essa grades podem ser compradas em lojas de produtos para confeitaria, mas se você não puder ou não quiser investir, pode usar algo alternativo. Eu já usei meu escorredor de louças, cestas de vime, grade de um outro forno...o importante é ter a característica de ser “vazado” para que cumpra o papel necessário nesta etapa.


Grade de resfriamento

Outros detalhes importantes

            Agora que já vimos quais são os utensílios necessários, vamos a outros detalhes:
          - Sua cozinha deve estar limpa, com espaço para que possa ter mobilidade e nada lhe atrapalhe;
         - Escolha a receita a ser feita, veja todos os ingredientes que irá precisar. Os que estiverem em geladeira como ovos, manteiga, tire-os pelo menos 1 hora antes para que estejam em temperatura ambiente quando forem ser utilizados. (Assim eles irão se misturar com mais facilidade à massa e deixá-la mais macia);
          - Deixe separados e pesados todos os ingredientes, isso facilita muito no momento do preparo;
         - Escolha as forminhas de papel a serem utilizadas e já as coloque nas formas de alumínio (ou silicone);
       - Toda receita é especificada em medidas, por isso use o mesmo utensílio na receita toda. Exemplo: 1 xícara de farinha / 1/2 xícara de chocolate em pó. Aqui você usará a mesma xícara para medir os ingredientes. Não poderá usar xícaras de tamanhos diferentes pois dará errada sua receita. Existem xícaras e colheres medidas a venda, mas você pode usar o que tem em casa.
         Organização é a base de tudo na vida, seja no trabalho, nos afazeres da casa, nos cuidados pessoais... e não seria diferente na cozinha, no momento de preparar um prato. Por isso, quanto mais organizada você for, menos inconvenientes acontecerão.
          Já está com vontade de colocar as mãos na massa? Criar seu próprio cupcake lindo e saboroso? Então fique atenta, no próximo post trarei o primeiro passo a passo de uma receita deliciosa!! E se ficaram dúvidas, podem perguntar nos comentários abaixo, terei o maior amor em responder. Tenham um lindo dia Cupcake Lovers!!




2 comentários:

  1. Amei as dicas e o blog! Estarei sempre acompanhando. Sucesso com o blog e sucesso para nós com as delícias! 😘

    ResponderExcluir