terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Decorações com chocolate


            Decorações lindas e saborosas? Sim!
           Cupcakes por si só são charmosos e fofinhos, mas muitas vezes as decorações podem deixar a desejar...
Precisamos pensar que o conjunto é que faz a obra. Não adianta você se esforçar com uma massa e recheio perfeitos se a apresentação for feita sem muito cuidado. Lembre-se: primeiro comemos com os olhos...
Hoje vou ensinar um passo a passo bem legal. São decorações feitas com uma doçura que é paixão nacional (pelo menos das mulheres, hahaha): o chocolate. Sim, essa delícia pode ser utilizada de infinitas formas em cupcakes.


Materiais e ingrediente necessários

 Papel manteiga
 Desenhos impressos (a sua escolha)
 Saquinho para colocar o chocolate derretido
 Chocolate

         



       O Chocolate você poderá utilizar o nobre (e fazer a temperagem ao derreter) ou poderá usar o fracionado.
         Se você nunca usou chocolate para fazer bombons, decorações e tal, acredito ser melhor usar o fracionado. Existem marcas que são muito saborosas. É mais fácil sua utilização pois você irá derrete-lo e já usá-lo, sem erro.

Passo a passo rosto Mickey

  Coloque o desenho impresso em cima de uma superfície rígida. Sobre ele coloque o papel manteiga e fixe com uma fita para que não fique mexendo quando for delineá-lo.



 Derreta o chocolate e o coloque em um saquinho, faça um mini buraquinho na ponta para poder usar. Então faça o contorno do rosto do Mickey (ou o contorno do seu desenho: arabescos, letras, corações...)



 Preencha o desenho com cuidado, a temperatura do chocolate deve ser morna para que não “derreta” a borda que você já fez. Depois de preencher todos os rostinhos, leve a geladeira para que endureçam. Mas fique atenta para não deixar tempo demais, poucos minutos e já estarão prontos.




Cupcake com essa decoração fofinha que derrete na boca...



Inspirações

Decoração com uma palavra escrita com chocolate branco misturado com 
corante rosa (próprio para chocolates)
Decoração contorno de um coração

         Aqui estão ideias, inspirações para você começar a fazer...
        Algo importante é ter cuidado nas combinações de cores. Nem sempre a mistura de tons que gostamos fica bom. Por isso, antes de iniciar seu trabalho, pesquise...visualize, para depois de tudo pronto não ficar frustrada com o resultado final.
        
          Vamos falar um pouco mais sobre cores?

O círculo cromático
        O círculo cromático foi feito para nos facilitar o entendimento, as cores foram colocadas lado a lado em um círculo, de acordo com suas tonalidades. Com ele conseguimos visualizar as cores que mais combinam entre si.


Harmonia monocromática

        É o tom sobre tom, ou seja, a combinação feita com uma mesma cor em diversos tons diferentes. 

        Combinações com cores análogas

         Escolha uma cor no circulo cromático, a vizinha da direita e a vizinha da esquerda são as análogas dessa cor e, apesar de pouco contrastantes, rendem uma combinação um pouco mais interessante que a monocromática. Geralmente usa-se uma cor como dominante e as outras duas entram nos detalhes.


       Combinações com cores complementares

         É o que ocorre quando tomamos cores que estão em lados opostos do círculo cromático como o azul e o laranja, por exemplo. Este tipo de mistura tem alto contraste com resultados interessantes e, ao mesmo tempo, ousados.

       Combinações em tríade

         Acontecem quando escolhemos 3 cores que estão equidistantes no circulo cromático, criando um mix de cores vibrantes como verde, violeta e laranja, mas novamente escolha uma cor para ser a dominante e procure deixar as outras para os detalhes.


         Se gostou deste tema sobre cores, pesquise um pouco mais e se encantará com tantas possibilidades. Elas serão úteis tanto para as combinações em cupcakes, bolos, docinhos, como também em seu dia a dia, com roupas, sapatos, a decoração em sua casa...
           Espero que tenham se inspirado neste post...
           Tenham um lindo e doce dia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário